Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, o Programa Ecos aderiu à campanha “Pensar. Comer. Conservar. Diga não ao desperdício”, promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A campanha, com foco nos funcionários dos Departamentos Nacionais do Sesc e do Senac, alerta para o desperdício de 1,3 bilhão de toneladas de comida por ano em todo o mundo e traz informações para evitar o desperdício, reduzir o impacto ambiental e poupar os recursos naturais.
Para sensibilizar os funcionários acerca dessa problemática, todos os restos ingestos deixados nos pratos no Restaurante Sesc-Senac foram pesados (desconsiderando guardanapos e ossos), contabilizando o total de aproximadamente 680 quilos por mês (suficiente para alimentar 1.133 funcionários na hora do almoço). Esse quantitativo foi materializado em uma pirâmide de alimentos, montada na entrada do restaurante.
| Pirâmide do desperdício |
DIAS 3, 4 E 5/6 – DEGUSTAÇÃO DE ALIMENTOS APROVEITADOS INTEGRALMENTE
Com a finalidade de aproveitar partes do alimento que tradicionalmente eram descartadas no lixo (folhas, cascas, entrecascas, talos e sementes), foi realizada uma degustação de receitas que aproveitam essas sobras, como, por exemplo: bolo de casca de abóbora, suco de talo de couve com limão, doce de casca de melancia, hamburguinho de casca de abobrinha e soja, biscoito com sementes de mamão, bolo de casca de banana com canela e croquete de casca de cenoura.
| Degustação de alimentos aproveitados integralmente |
DIA 5/6 – PALESTRA “COMO EVITAR O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS”
A coordenadora do programa Mesa Brasil Sesc, Cláudia Marcia Roseno e o gerente de saúde do Sesc Irlando Tenório Moreira realizaram uma palestra para apresentar dados sobre o desperdício de alimentos no mundo e como evitá-lo. O Mesa Brasil Sesc tem como missão contribuir para segurança alimentar e nutricional dos indivíduos em situação de maior vulnerabilidade e atuar na redução do desperdício, mediante a doação de alimentos, desenvolvimento de ações educativas e promoção de solidariedade social em todo o país.
| Cláudia Márcia Roseno – Coordenadora do Mesa Brasil Sesc |
DIA 6/6 – PALESTRA “IMAGENS HUMANAS”
O premiado fotógrafo brasileiro João Roberto Ripper comentou as fotos de seu trabalho intitulado “Imagens Humanas”, em defesa dos direitos humanos. Ripper tem como proposta profissional colocar a fotografia a serviço das pessoas e comunidades. É o que chama de “fotografia compartilhada” onde o fotografado sabe o que o fotógrafo está fazendo, por que está fazendo e participa do processo.
Clique aqui e conheça o trabalho do fotógrafo.
![]() |
| Foto: João Roberto Ripper |
Com o objetivo de difundir as boas práticas, o Programa Ecos foi convidado a palestrar na Semana Mundial de Meio Ambiente – PUC Rio e no 4º Seminário Anapolino de Educação Ambiental.
| 4º Seminário Anapolino de Educação Ambiental |

.jpg)