ALINHAMENTO AOS ODS

Com base no compromisso que as instituições vêm adquirindo a respeito de seus passivos socioambientais, torna-se fundamental a implementação de ações que induzam a mudança de pensamentos, paradigmas, posturas e procedimentos internos, preconizados pelo desenvolvimento economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto. Porém, para que haja credibilidade e coerência, o discurso precisa materializar-se por meio da prática.

Foi para promover esse processo de mudança que, em 2010, surgiu o Ecos – Programa de Sustentabilidade CNC-Sesc-Senac. O programa, direcionado ao público interno das três entidades, consiste em um conjunto de ações planejadas e checadas continuamente, orientadas por três perspectivas estratégicas e nove objetivos específicos. A metodologia de operação do programa foi inspirada em três modelos/conceitos voltados à gestão sustentável: ecoeficência, qualidade total e responsabilidade social corporativa.

Além disso, coadunado à principal agenda socioambiental global, o Programa Ecos tem seu escopo de atuação alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dos 17 objetivos e 169 metas a serem alcançadas até 2030, o Ecos pode contribuir para o cumprimento de 13 objetivos e 24 metas, com ênfase em quatros dos ODS, conforme a seguir:


ODS
META
6.3 Até 2030, melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando o despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e a reutilização segura globalmente.
6.4 Até 2030, aumentar substancialmente a eficiência do uso da água em todos os setores e assegurar retiradas sustentáveis e o abastecimento de água doce para enfrentar a escassez de água, e reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez de água.
11.6 Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros.
12.2 Até 2030, alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais.
12.3. Até 2030, reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, nos níveis de varejo e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita.
12.4 Até 2020, alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes, de acordo com os marcos internacionais acordados, e reduzir significativamente a liberação destes para o ar, a água e o solo, para minimizar seus impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente.
12.5 Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.
12.6 Incentivar as empresas, especialmente as grandes e transnacionais, a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios.
12.7 Promover práticas de compras públicas sustentáveis, de acordo com as políticas e prioridades nacionais.
12.8 Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza.
13.3 Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário