segunda-feira, 10 de junho de 2013

Programa Ecos realiza campanha contra o desperdício de alimentos




Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, o Programa Ecos aderiu à campanha “Pensar. Comer. Conservar. Diga não ao desperdício”, promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A campanha, com foco nos funcionários dos Departamentos Nacionais do Sesc e do Senac, alerta para o desperdício de 1,3 bilhão de toneladas de comida por ano em todo o mundo e traz informações para evitar o desperdício, reduzir o impacto ambiental e poupar os recursos naturais.

Para sensibilizar os funcionários acerca dessa problemática, todos os restos ingestos deixados nos pratos no Restaurante Sesc-Senac foram pesados (desconsiderando guardanapos e ossos), contabilizando o total de aproximadamente 680 quilos por mês (suficiente para alimentar 1.133 funcionários na hora do almoço). Esse quantitativo foi materializado em uma pirâmide de alimentos, montada na entrada do restaurante.

Pirâmide do desperdício

Além das ações que aconteceram no restaurante, os funcionários tiveram a oportunidade de participar de outras atividades, como:

DIAS 3, 4 E 5/6 – DEGUSTAÇÃO DE ALIMENTOS APROVEITADOS INTEGRALMENTE
Com a finalidade de aproveitar partes do alimento que tradicionalmente eram descartadas no lixo (folhas, cascas, entrecascas, talos e sementes), foi realizada uma degustação de receitas que aproveitam essas sobras, como, por exemplo: bolo de casca de abóbora, suco de talo de couve com limão, doce de casca de melancia, hamburguinho de casca de abobrinha e soja, biscoito com sementes de mamão, bolo de casca de banana com canela e croquete de casca de cenoura.

Degustação de alimentos aproveitados integralmente

DIA 5/6 – PALESTRA “COMO EVITAR O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS”
A coordenadora do programa Mesa Brasil Sesc, Cláudia Marcia Roseno e o gerente de saúde do Sesc Irlando Tenório Moreira realizaram uma palestra para apresentar dados sobre o desperdício de alimentos no mundo e como evitá-lo. O Mesa Brasil Sesc tem como missão contribuir para segurança alimentar e nutricional dos indivíduos em situação de maior vulnerabilidade e atuar na redução do desperdício, mediante a doação de alimentos, desenvolvimento de ações educativas e promoção de solidariedade social em todo o país.

Cláudia Márcia Roseno – Coordenadora do Mesa Brasil Sesc

DIA 6/6 – PALESTRA “IMAGENS HUMANAS”
O premiado fotógrafo brasileiro João Roberto Ripper comentou as fotos de seu trabalho intitulado “Imagens Humanas”, em defesa dos direitos humanos. Ripper tem como proposta profissional colocar a fotografia a serviço das pessoas e comunidades. É o que chama de “fotografia compartilhada” onde o fotografado sabe o que o fotógrafo está fazendo, por que está fazendo e participa do processo. 

Clique aqui e conheça o trabalho do fotógrafo.

Foto: João Roberto Ripper

Com o objetivo de difundir as boas práticas, o Programa Ecos foi convidado a palestrar na Semana Mundial de Meio Ambiente – PUC Rio e no 4º Seminário Anapolino de Educação Ambiental.

4º Seminário Anapolino de Educação Ambiental

Um comentário:

  1. Fantástico! Ações como essa deveriam ocorrer em todo o país. A maioria das pessoas não conhece nada sobre aproveitamento integral dos alimentos e como a utilização contribui com a preservação do meio ambiente inclusive com a redução drástica do lixo enviado aos aterros. No meu apartamento utilizo cascas até para produzir adubo na minha jardineira, planto tomate, pimentão, hortelã grosso de excelente qualidade. Fico maravilhada com os resultados! Imagina se cada pessoa que tivesse um cantinho com terra, principalmente quem mora em casa e tem um quintal também se preocupassem! Ajudaria muito.

    ResponderExcluir