Foto: Maria Odília |
Com a participação dos colaboradores o Sesc lançou oficialmente na última quinta-feira, 05/06, na Unidade Centro, o Programa Ecos de Sustentabilidade Ambiental. Na oportunidade a coordenadora regional do Programa, Rita Simone Barbosa Liberato, apresentou o trabalho que vem sendo realizado desde 2012 na sede administrativa da instituição, período em que foi implantado o Ecos em Sergipe.
Durante a apresentação a coordenadora destacou as atividades executadas nos últimos dois anos, as ações rotineiras do grupo gestor, a programação prevista para este ano, os indicadores referentes ao consumo de recursos e o resultado financeiro alcançado desde a realização do Programa.
O Programa Ecos de Sustentabilidade Ambiental é uma iniciativa da CNC-Sesc/Senac, implantada em 2010 no Rio de Janeiro, sob a coordenação do criador do projeto, o designer e ambientalista Mário Saladini.
Desde então os Departamentos Regionais do Sesc passaram a ser estimulados a conhecer e desenvolver o mesmo trabalho em seus Estados, com o objetivo de promover um conjunto de ações planejadas e continuas, para a mitigação dos impactos relacionados às atividades da instituição, que possam representar riscos ao meio ambiente ou à sociedade.
“Sergipe foi o primeiro Regional a implantar o projeto e o Sesc Centro a primeira unidade operacional a recebê-lo”, disse a coordenadora, incentivando os funcionários da instituição a abraçar o projeto e colocá-lo em prática rotineiramente no ambiente de trabalho e na família. “Com frequência ouvimos depoimentos de colegas sobre a mudança de hábitos a partir da implantação do Ecos e de todas ações educativas que estamos sistematicamente desenvolvendo na empresa”, completou Rita Simone.
Após a apresentação dos indicadores do Programa Ecos, a parteira, benzedeira e erveira de Poço Redondo - sertão sergipano, Dona Josefa da Guia, falou sobre os saberes tradicionais das ervas medicinais e seus benefícios para uma vida saudável, mobilizando a plateia com seus conhecimentos ancestrais originários da Serra da Guia, lugar místico, que abriga orquidário e herbário nativos da região.
Em seguida o grupo de teatro “Coletivo de Atores Educadores”, fez uma intervenção bem humorada sobre uso consciente dos recursos naturais e a importância de utilizar o kit eco sustentável, formado por duas canecas, uma sacola retornável e um bloco reaproveitável de rascunho, distribuído com todos os funcionários.
E para coroar o êxito do Programa em Sergipe e sua ampliação, o Sesc encerrou a programação da tarde brindando os convidados com o show do violeiro e cantador Heitor Mendonça, no hall da Unidade Centro.
Fonte: Sesc Sergipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário