quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Programa Ecos é certificado pela Fundação Banco do Brasil


Com grande satisfação informamos que, em julho de 2019, a metodologia de implantação e operação do Ecos – Programa de Sustentabilidade foi certificada como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil (FBB)! A certificação faz parte do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, criado em 2001, como os objetivos de identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas e implementadas, que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.
Conceitualmente, a Tecnologia Social pode ser entendida como “produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social”. Remete para uma proposta de desenvolvimento que considera a participação coletiva no processo de organização, desenvolvimento e implementação de soluções para problemas sociais, aliando saber popular, organização social e/ou conhecimento técnico-científico. As tecnologias sociais seguem princípios de autogestão, protagonismo social, respeito cultural, cuidado ambiental e solidariedade econômica. Um dos aspectos mais importantes das tecnologias sociais é que sejam efetivas, proporcionem desenvolvimento social e que possam ser replicadas e adaptadas a diferentes realidades.

Em dez edições, de 2001 a 2018, foram recebidas quase oito mil inscrições. Neste ano, de cerca de 500 inscrições, o Programa Ecos foi uma das 123 tecnologias certificadas pela FBB. Concorremos na categoria Meio Ambiente, relacionada aos projetos que promovem o uso e a gestão sustentável do meio ambiente, alinhados, prioritariamente, a 15 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).


A certificação do Programa Ecos é o resultado de um trabalho desenvolvido ao longo de nove anos, envolvendo centenas de pessoas, com resultados significativos nas quatro instituições do comércio: CNC, Fecomércio, Sesc e Senac. A partir deste ano, a metodologia do Programa Ecos passa a fazer parte do Banco de Tecnologias Sociais (BTS) da FBB, contribuindo para que outras instituições, organizações e empresas também possam caminhar no sentido de uma gestão cada vez mais sustentável.

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Programa Ecos movimenta o Departamento Regional em Santa Catarina

O programa Ecos de Sustentabilidade movimentou o Departamento Regional (DR) com uma ação diferenciada. Como encerramento das atividades dedicadas ao mês do meio ambiente (junho) os colaboradores foram convidados para participar de uma ação, nos dias 4 e 5 de julho, no Hotel Sesc Cacupé.


Foi um momento de conhecimento, troca e reflexão que deu foco às marcas que são deixadas por onde se passa. Além disso, reforçou-se que esta reflexão deve ser permanente e não somente em momentos pontuais onde se coloca foco sobre alguns temas ou datas. A equipe do DR pode conhecer os principais locais onde as atividades de educação ambiental do Hotel são realizadas, entre eles, o pátio de compostagem.


No pátio, os colaboradores conheceram mais sobre o processo de compostagem, sobre a destinação dos resíduos orgânicos gerados na produção das refeições do Hotel, da comida transportada e também dos resíduos gerados pelo DR. A equipe de nutrição participou da ação enfatizando a necessidade da redução do desperdício no preparo dos alimentos, esclareceu quais são os resíduos que vão para o pátio de compostagem e deu ainda, algumas dicas sobre o aproveitamento integral dos mesmos.


Além de visitarem o local e conversarem com as equipes de educação e nutrição, os participantes auxiliaram na virada dos resíduos das bombonas nas leiras de compostagem, iniciativa esta, que impactou nos colegas e reforçou a reflexão sobre sustentabilidade. Durante a visita guiada o público pode conhecer ainda o viveiro, a horta didática, o mirante, o engenho de farinha e um pouco da proposta de trabalho da equipe de educação ambiental.


Sobre o Ecos

O Ecos é um programa de sustentabilidade corporativa, que consiste em um conjunto de ações planejadas e checadas continuamente, para a mitigação dos impactos, ou seja a intervenção humana com o intuito de reduzir ou remediar um determinado impacto ambiental, nocivo relacionados às atividades das instituições, que possam representar riscos ao meio ambiente ou à sociedade. Para o desenvolvimento do programa, existe grupos gestores, em cada Unidade, que são responsáveis pelo desenvolvimento de ações e por estabelecerem uma importante rede de troca de informações.



O programa proporciona momentos de reflexão sobre os impactos das ações humanas sobre o meio ambiente, através de ações conjuntas, como por exemplo: a campanha de arrecadação de tampinhas com a Cipa; o Bazar Cooperativo da área de Assistência; o envio de e-mails marketing; ou mesmo com esclarecimentos e orientações nos Integra Sesc.

Fonte: Bis Web – DR/Santa Catarina