quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Workshop Aproveitamento Integral de Alimentos


O desperdício de alimentos é um sério problema, principalmente nos países em desenvolvimento. No Brasil, desperdiçamos entre 30 e 40% de toda a comida produzida, ao passo que em países desenvolvidos, como os EUA, este percentual não chega aos 10%. Em um país em que mais de 14 milhões de pessoas são desnutridas, o desperdício de alimentos se torna imoral. Além da desnutrição, um outro aspecto imoral do desperdício de alimentos está relacionado à geração de resíduos. Considerando que, no Brasil, mais da metade de todo o lixo produzido é composta por matéria orgânica, isso cria um passivo ambiental negativo, abarrotando os lixões e aterros sanitários de material não reciclável.

Carlos Levindo (culinarista) e Lilian Gullo (nutricionista)

Por esses e outros motivos, o Programa Ecos, em parceria com a Gerência de Saúde do SESC, realizou o workshop Aproveitamento Integral de Alimentos, ministrado por Lilian Gullo, com o objetivo de conscientizar os funcionários a respeito do desperdício de alimentos e da geração desnecessária de resíduos orgânicos. Participaram do workshop mais de 200 funcionários da CNC, SESC e SENAC (30 presencial e 186 à distância, em 23 Departamentos Regionais do SESC).

Funcionários do SESC e do SENAC
Funcionários do SESC e do SENAC

O workshop teve 80 minutos de carga horária e foi dividido em dois momentos:

  • 30 minutos destinados à contextualização teórica sobre os impactos socioambientais decorrentes de um consumo perdulário de alimentos;
  • 50 minutos destinados à prática, para a preparação receitas feitas com restos de alimentos.


Pasta de casca de beterraba | Bolo-pudim de casca de tangerina

Confira abaixo a cartilha distribuída a todos os participantes do workshop:




2 comentários:

  1. Parabéns Mario pela matéria! O desperdício de alimentos no nosso país é absurdo e desastroso. Sou gestora de um projeto "AJO Ambiental" com foco na separação e destinação correta dos RSU. Trabalhamos os 3R's com ênfase no Reaproveitar. Veja matéria de um evento no nosso Blog:
    http://projetoajoambiental.blogspot.com.br/2012/06/reaproveitando-mais-e-descartando-menos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Odete,
      parabéns pelas iniciativas! É importante demonstrarmos, na prática, como a sustentabilidade é uma oportunidade de reduzir custos e gerar benefícios, como você demonstrou com o trabalho no Condomínio Joaquim Távora.

      Excluir