quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Programa Ecos é certificado pela Fundação Banco do Brasil


Com grande satisfação informamos que, em julho de 2019, a metodologia de implantação e operação do Ecos – Programa de Sustentabilidade foi certificada como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil (FBB)! A certificação faz parte do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, criado em 2001, como os objetivos de identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas e implementadas, que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.
Conceitualmente, a Tecnologia Social pode ser entendida como “produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social”. Remete para uma proposta de desenvolvimento que considera a participação coletiva no processo de organização, desenvolvimento e implementação de soluções para problemas sociais, aliando saber popular, organização social e/ou conhecimento técnico-científico. As tecnologias sociais seguem princípios de autogestão, protagonismo social, respeito cultural, cuidado ambiental e solidariedade econômica. Um dos aspectos mais importantes das tecnologias sociais é que sejam efetivas, proporcionem desenvolvimento social e que possam ser replicadas e adaptadas a diferentes realidades.

Em dez edições, de 2001 a 2018, foram recebidas quase oito mil inscrições. Neste ano, de cerca de 500 inscrições, o Programa Ecos foi uma das 123 tecnologias certificadas pela FBB. Concorremos na categoria Meio Ambiente, relacionada aos projetos que promovem o uso e a gestão sustentável do meio ambiente, alinhados, prioritariamente, a 15 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).


A certificação do Programa Ecos é o resultado de um trabalho desenvolvido ao longo de nove anos, envolvendo centenas de pessoas, com resultados significativos nas quatro instituições do comércio: CNC, Fecomércio, Sesc e Senac. A partir deste ano, a metodologia do Programa Ecos passa a fazer parte do Banco de Tecnologias Sociais (BTS) da FBB, contribuindo para que outras instituições, organizações e empresas também possam caminhar no sentido de uma gestão cada vez mais sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário