quinta-feira, 12 de março de 2020

Programa Ecos é lançado em Roraima


O Ecos – Programa de Sustentabilidade foi lançado no Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPD em Roraima, em 3 de março, a fim de  sensibilizar as equipes do Sistema para ações que contribuem com boas práticas sustentáveis no ambiente corporativo e que acabam reverberando em atitudes positivas em casa e até na sua localidade.

O estado está engajado em trabalhar o tema da sustentabilidade corporativa, alinhado ao Sistema Comércio. O Ecos tem como perspectivas estratégicas: mitigar os impactos socioambientais, otimizar o uso dos recursos das instituições e sensibilizar os colaboradores.


A implantação do Ecos foi realizada em cinco etapas: definição de um grupo gestor, capacitação destes colaboradores, diagnóstico de indicadores em sustentabilidade, planejamento de ações e o lançamento do programa.

As ações tratam do uso consciente de materiais que acumulam lixo (como a substituição de copos descartáveis por reutilizáveis), além da redução do desperdício de energia, água e de materiais em geral, tendo como alicerce os objetivos específicos do Ecos relacionados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Na abertura do lançamento do programa, ecobags contendo caneca, copo e pin foram entregues a todos os colaboradores das três casas. Para o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPD-RR, Ademir dos Santos, os recursos naturais estão cada vez mais escassos, e é preciso pensar em ações conjuntas para reduzir os impactos socioambientais. “Não estamos falando apenas em economia de recursos financeiros, mas em preservação do meio ambiente. Vamos mudar comportamentos, quebrar paradigmas e mostrar que são as pequenas atitudes com que podemos fazer a grande diferença”, ressaltou.


Também participaram da cerimônia a diretora regional do Senac em exercício, Celijane Cidade, e a gerente de unidade e coordenadora do Ecos no Senac Acre, Socorro Lima Verde, que apresentou uma palestra sobre os indicadores do Programa Ecos. O programa foi criado em 2010 pelo Departamento Nacional do Sesc e expandido para o Senac Nacional e para a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com a missão de planejar, executar e apoiar ações que induzam à prática intersetorial e colaborativa da sustentabilidade nas atividades desenvolvidas.

Ao longo dos anos, o Ecos vem desenvolvendo diversas ações nas Federações e nos Departamentos Regionais, como a prática da compostagem de resíduos orgânicos, produção de ecobags e outros materiais reciclados, bazares, arrecadação de tampinhas e informativos para educação socioambiental. Além disso, o programa foi reconhecido por duas premiações. Em 2018, o Sesc Tocantins recebeu o Prêmio ABAP de Sustentabilidade, e, em 2019, a metodologia do programa foi certificada como “tecnologia social” pela Fundação Banco do Brasil (FBB). Vale destacar que o Senac-RR e a Fecomércio-RR implantaram o programa em 2019, enquanto o Sesc-RR passou pela reimplantação.

Fonte: CNC Notícias
http://cnc.org.br/editorias/sistema-comercio/noticias/programa-ecos-e-lancado-em-roraima

Nenhum comentário:

Postar um comentário