sexta-feira, 3 de junho de 2022

Programa Ecos lança Guia de Aquisições Sustentáveis CNC-Sesc-Senac



Um novo olhar sobre compras

O Ecos – Programa de Sustentabilidade apresenta o Guia de Aquisições Sustentáveis, que vai contribuir para mudar a forma como adquirimos bens e serviços no Sistema Comércio.

O Guia foi elaborado pelo Programa Ecos, em parceria com as Gerências de Suprimentos,  Compras e Aquisição da CNC-Sesc-Senac.  Está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU) n.  8, Trabalho decente e crescimento econômico,  e n. 12, Diretrizes e orientações para a relação do consumo e produção responsável, bem como responde ao terceiro objetivo estratégico do Programa  – priorizar a compra de produtos e serviços ecologicamente corretos e socialmente justos.  

Servirá de orientação a todos os empregados das três Instituições sobre como as aquisições sustentáveis devem ser feitas; o que devemos fazer para adotá-las;  e como incluir critérios sustentáveis nesses processos.

Por isso, passa a estar vinculado aos Termos de Referência (TRs) disponíveis na Intranet, que são utilizados de acordo com o tipo de solicitação que o setor precisa fazer. No caso da CNC, o Guia foi anexado à Solicitação de Compras e Serviços.

Apoio da Alta Liderança

O evento de lançamento foi realizado no Youtube, pelo Canal Conexão CNC-Sesc-Senac, em 31 de maio,  com participação da Alta Liderança do Sistema e tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Em depoimento em vídeo, o Presidente da CNC, José Roberto Tadros, abriu o evento: “Conclamo aos colaboradores que acessem o Guia para adquirirem conhecimento sobre essa relevante pauta da sustentabilidade corporativa e exercitem a prática de usá-lo. As compras institucionais representam uma poderosa força de mercado ao incentivar o desenvolvimento de produtos e serviços com melhor desempenho socioambiental.”


Os Diretores-Gerais dos Departamentos Nacionais do Senac, Sidney Cunha, e do Sesc, José Carlos Cirilo, enviaram depoimentos sobre a publicação, lidos pela jornalista da CNC, Karina Praça.

“É com satisfação que apresentamos o Guia de Aquisições Sustentáveis. Ele tem a função de trazer aos empregados da CNC, do Sesc e do Senac orientações e modelos de práticas importantes para uma operação sustentável. O futuro começa hoje. Façamos o que é necessário para a perpetuação da vida neste planeta!”, enfatizou o Diretor-Geral do Sesc DN, José Carlos Cirilo.

“Entendo que esse guia é nossa contribuição ética para a sustentabilidade corporativa. Estamos colocando o poder de compra de nossas Instituições em prol de uma nova cultura, em linha com novas práticas que fundamentam a proteção do meio ambiente e dos indivíduos. Apropriem-se de seus conceitos e práticas sem resistências, pois a consciência por trás dessas orientações alicerçarão o nosso futuro”, afirmou o Diretor-Geral do Senac DN, Sidney Cunha.

Decifrando o tema

Mas, afinal, o que são compras sustentáveis, por que devemos realizá-las e como? Representantes do Programa Ecos na CNC, no Sesc e no Senac trouxeram esclarecimentos a esse respeito.

“Aquisições sustentáveis são formas de avaliar critérios sociais e ambientais na tomada de decisão no processo de compras. Quando agregamos  o valor da sustentabilidade, isso gera impactos na sociedade e contribui com o desenvolvimento sustentável”, disse Jonas Matos da Silva, da CNC.


A coordenadora do Ecos no Senac DN, Terezinha Silva, esclareceu o público porque devemos realizar compras sustentáveis, enfatizando sua importância:

“Estamos falando de valor agregado nesse processo. O guia esclarece alguns pontos sobre isso, por exemplo, melhorar a imagem institucional.  A partir do momento que as Instituições adotam critérios sustentáveis em seus processos de compras, imprimem para seus públicos internos e para a sociedade em geral sua preocupação e seu compromisso com a preservação ambiental, os direitos humanos, a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável”.


O guia – que vai nortear as escolhas de aquisição de bens e a contratação de serviços da CNC e dos Departamentos Nacionais do Sesc e do Senac –  está em consonância com a Resolução Senac n. 958/2012, que enfatiza em seu Art. 2º:  [...] O procedimento licitatório destina-se a selecionar a proposta mais vantajosa e a garantir a legitimidade, a eficiência e a objetividade da aplicação dos recursos do Senac, bem como o alcance de suas finalidades institucionais.”

Foi a partir desse artigo que o representante  do Ecos no Sesc DN, Mário Saladini,  explicou como realizar uma aquisição sustentável, lembrando que não necessariamente a proposta mais vantajosa é aquela cujo preço é menor. Enfatizou também a importância de selos  e certificados que comprovam a lisura dos processos.  


“Remeto aqui a casos como o de grandes empresas que não tinham gerenciamento da sua cadeia de compras e foram flagradas com trabalho escravo, violando os direitos humanos e causando prejuízos profundos que abalaram o principal ativo intangível, a marca.”

 Desafios e aprendizados

Os gestores das áreas de Suprimentos,  Compras  e Aquisição contribuíram com o evento  trazendo seus olhares de especialistas sobre a iniciativa.

“Nosso planeta está pedindo socorro já há bastante tempo. Queria aproveitar a oportunidade para falar sobre a importância desse engajamento: não existe empresa sustentável se as pessoas não forem sustentáveis. Esse é um projeto para ser feito com amor, convido a todos para ler esse guia e se integrar nesse projeto”, enfatizou Ailton Leal, gestor de Suprimentos da CNC.


“Podemos começar imediatamente em nossas aquisições a ter este viés da sustentabilidade. São vários aspectos que podemos trazer nas descrições nos termos de referência. É nosso papel como integrantes de empresas que têm tanto impacto nacional em suas atuações”, disse Mônica Soares, da Gerência de Compras do Sesc DN.


O gerente de Aquisição do Senac DN, Cosme Oliveira Jr., fechou a roda de conversas agradecendo aos envolvidos na produção do guia e incentivando todos os empregados a ler a publicação e adotar essas boas práticas.

“Fizemos uma grande atualização nos nossos Termos de Referência que, agora, remetem ao guia e vão ajudar o solicitante a enxergar se naquele objeto há possibilidade de adotar algum critério sustentável. O guia será um orientador, não é de uso exclusivo da área de Compras, pelo contrário. Todos devem usar!”

Assista ao evento de lançamento: https://www.youtube.com/watch?v=MGgYMp8GC10

Nenhum comentário:

Postar um comentário