sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Fecomércio, Sesc e Senac lançam o Programa Ecos na Paraíba



O Sistema Fecomércio/ Sesc/ Senac Paraíba lançou na última o Ecos - Programa de Sustentabilidade no estado. O Ecos tem como missão planejar, propor, executar e apoiar ações que induzam à prática intersetorial e colaborativa da sustentabilidade nas atividades desenvolvidas dentro das instituições, com os objetivos de sensibilizar os funcionários, mitigar os impactos socioambientais e otimizar o uso dos recursos. O evento contou com a participação do Assistente Social da Gerência Executiva de Saúde da CNC, Jonas Silva; do Assessor de Sustentabilidade do Departamento Nacional do Sesc, Mario Henriques Saladini; e da Representante do Ecos no Departamento Nacional do Senac, Alessandra de Moraes. O destaque da programação ficou por conta de uma palestra sobre Sustentabilidade Corporativa com o professor Francisco Antonio.


Para o presidente do Sistema, José Marconi Medeiros, é importante que esta mudança comece de dentro e que este debate seja cada vez mais amplo. “É uma honra e um desafio que hoje assumimos com a implementação do Ecos em nossas casas. Através dele, somamos força com a CNC e com os Departamentos Nacionais do Sesc e do Senac nesta luta em prol do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável”, afirma. O Assistente Social da Gerência Executiva de Saúde da CNC, Jonas Silva, destacou a importância dessa implementação no estado: “A Paraíba é um regional de bastante relevância no Nordeste, e a implementação do Ecos vem num momento em que todo o Brasil está ganhando força na direção da Sustentabilidade”, afirmou.


O projeto é desenvolvido pela Confederação Nacional do Comércio e pelos Departamentos Nacionais do Sesc e do Senac, e implementados internamente nos estados onde as instituições possuem atuação. Inicialmente, o projeto será desenvolvido no Edifício da Administração Regional, em João Pessoa, e em uma próxima etapa, será expandido para as unidades operacionais em todo o estado. Para o professor Francisco Antonio, que é consultor de planejamento do Sesc e do Senac, pensar a sustentabilidade de uma forma corporativa é entender o problema em diversos níveis. “Podemos fazer a diferença em todos os locais onde atuamos, seja em casa, no trabalho, nos momentos de lazer. Implementar o Ecos pode ser o início de uma mudança que se expandirá na vida de cada um”, destacou.


O evento foi finalizado com a exposição Transcendendo Emoções, do artista paraibano Babá Santana. Em suas obras expostas, o artista utiliza a técnica da papietagem, técnica artesanal de sobreposição de papel e cola, tradicional da arte popular paraibana. Os presentes também puderam degustar um coquetel que trouxe o conceito de Slow Food, movimento que visa qualidade das refeições em uma produção que valoriza o produto, o produtor e o meio ambiente. Nas receitas, a equipe de nutricionistas, cozinheiros e auxiliares realizou o aproveitamento integral dos alimentos, utilizando partes não convencionais, promovendo a saúde nutricional e evitando o desperdício.


Entre as mudanças iniciais propostas para integrar as ações do Ecos estão: implementação de sistemas internos de software para redução do número de impressões; reutilização de papéis que podem ser reaproveitados; coleta seletiva e descarte correto do lixo; reciclagem de materiais em parcerias com empresas locais; instalação de usinas de compostagem na unidade; instalação de torneiras automáticas e sensores de presença nas lâmpadas dos banheiros e copas; entre outros. Os colaboradores também receberam um kit com uma ecobag contendo caneca e copo, com o objetivo de reduzir a zero o uso de copos descartáveis dentro das instituições.


Nenhum comentário:

Postar um comentário