terça-feira, 12 de junho de 2012

Em parceria com o Programa Ecos, ONG sergipana doa sementes para distribuição na RIO+20


A ONG Canto Vivo, parceira do SESC em Sergipe, doou ao ECOS – Programa de Sustentabilidade CNC-SESC-SENC cerca de cinco mil sementes de espécies do Bioma Mata Atlântica, que serão distribuídas durante a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá nessa semana no Rio de Janeiro.

Horta Vertical – SESC Sergipe
A ideia de distribuir sementes no evento surgiu durante o encontro da dirigente da ONG, Cristiane Nogueira com o coordenador do Ecos, Mario Saladini, durante uma capacitação ocorrida na última semana de maio, voltada ao grupo gestor de sustentabilidade ambiental em Sergipe.  Nesse período Saladini teve a oportunidade de conhecer o trabalho da ONG e o resultado da oficina de horta vertical ministrada por Cristiane, para cerca de 80 colaboradores da sede administrativa do SESC em Sergipe.


ONG CANTO VIVO

O desmatamento em Sergipe é uma realidade chocante: dos 36% do território sergipano originalmente coberto por Mata Atlântica, só restam 7%. Diante disso, a ONG Centro de Preservação da Natureza Projeto Canto Vivo vem trabalhando, desde 2002, com reflorestamento, arborização, produção e doação de mais de 100 espécies de mudas nativas da Mata Atlântica.

Cristiane Nogueira – Diretora da ONG
Localizada no povoado Mosqueiro, acerca de 30 km de Aracaju, a ONG foi idealizada pelo casal Cristiane Nogueira e Albino Silva da Fonseca, a partir de um projeto inicial de reintrodução na natureza de animais silvestres, oriundos do tráfico de animais em Sergipe.

A iniciativa busca, prioritariamente, a conscientização popular sobre a importância da preservação do meio ambiente. “Essa é, na verdade, uma luta mundial, mas a atuação da ONG tenta mobilizar os sergipanos mediante o desenvolvimento de ações conscientes”, revelou Cristiane.

O maior projeto desenvolvido atualmente pela Canto Vivo é a recuperação da Serra de São José, localizada próximo à cidade de Campo do Brito, no interior do Estado. Desde a ocorrência de uma queimada, há cinco anos, a floresta não conseguiu se recuperar.

No feriado do dia 07/06/2012, com o apoio da instituição, os servidores do SESC se somaram à ONG e participaram de um grande mutirão que plantou cerca de três mil mudas na região afetada pela queimada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário