segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Programa Ecos: Fecomércio em Alagoas investe em energia fotovoltaica


A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio-AL) investiu em energias renováveis com a instalação de placas fotovoltaicas na sede da Federação; foram instalados 60 painéis, com capacidade para gerar energia e cobrir em 97,53% o consumo da sede da Fecomércio-AL. Além de gerar economia e congelamento dos valores de kwh, o benefício fica evidente em relação à geração de energia limpa, de baixo impacto ambiental, com menor produção de carbono.

“Teremos vários benefícios, primeiro porque é uma energia limpa; segundo, porque trará a redução de custos, possibilitando uma boa margem de economia, além de dar mais segurança, pois não podemos nos esquecer da crise hídrica que estamos enfrentando com a escassez das águas nos rios. Como em Alagoas não temos energia eólica, a energia solar é a melhor alternativa, com bom custo-benefício”, afirma o presidente da Fecomércio-AL, Gilton Lima.

Como gestor do Sistema Fecomércio Alagoas, Lima também pretende estender o uso da energia solar para as sedes do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do Estado de Alagoas.

O investimento em energia solar está em constante crescimento; segundo dados da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), entre 2020 e 2021 o número de conexões de energia solar duplicou no País.

“As 60 placas têm potência instalada de 26,40 kWp com uma geração de 3.550 kwh/mês. A energia gerada será entregue diretamente na rede de distribuição pública (controlada pela concessionária de energia) e o valor referente à produção será deduzido nas contas de energia”, explica o superintendente da Federação e coordenador do Programa Ecos no Estado, Allan Souza.

Ele explica ainda que o sistema produz a energia através das placas solares, que é transformado em energia de corrente alternada (que é a energia comum); existe então o consumo imediato, ou seja, o que estiver sendo gerado será utilizado de forma imediata. O excedente vai para a rede como forma de crédito, para ser abatido de acordo com a demanda; esse crédito gerado pode ser utilizado por até 60 meses.

A iniciativa atende ao objetivo do Ecos ‒ Programa de Sustentabilidade, de buscar o uso de fontes de energias renováveis e menos poluentes, e contribui com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 7, que trata da energia limpa, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Números da geração fotovoltaica na sede da Fecomércio-AL:

Painéis: 60 unidades. 
Potência instalada: 26,40 kWp. 
Área de placas: 132m² 
Geração mês: 3.541 kWh/mês. 
Emissões de CO2 evitadas: 440 kg/mês.
97,53% do consumo da sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário