terça-feira, 14 de setembro de 2021

Programa Ecos promove logística reversa de resíduos sólidos

 

Lançada em agosto de 2019, a exposição “Condomínio Sesc-Senac: no caminho da sustentabilidade” apresenta informações referentes à estrutura ecoeficiente implantada no Condomínio Sesc-Senac, no Rio de Janeiro, demonstrando o compromisso com a mitigação dos impactos socioambientais e com a economia de recursos relacionados à operação de ambas Instituições.

Para facilitar o descarte daqueles resíduos que, muitas vezes, acabam sendo descartados inadequadamente, disponibilizamos, como parte integrante da exposição, cinco Pontos de Entrega Voluntária (PEVs): eletrônicos, óleo vegetal, pilhas, baterias e esponjas.

Dessa forma, os funcionários dos Departamentos Nacionais do Sesc e do Senac podem trazer de suas casas aqueles resíduos que, em casos como o de telefones celulares, apenas estão ocupando espaço, aguardando a oportunidade para uma destinação final ambientalmente correta.

A criação dos PEVs teve como objetivo disponibilizar aos funcionários dos Departamentos Nacionais do Sesc e do Senac, de forma permanente, locais para o descarte ambientalmente correto de resíduos de difícil destinação, contribuindo para a logística reversa e economia circular.


RESULTADOS

Os resultados foram bastante significativos, mesmo em meio ao teletrabalho. A expectativa é que esses quantitativos aumentem, à medida em que os funcionários retornam ao trabalho presencial.


400 kg de eletrônicos
Destinação final: Green Eletron - www.greeneletron.org.br













100kg de pilhas e baterias

Destinação final: Green Eletron - www.greeneletron.org.br



30 litros de óleo de cozinha
Destinação final: Instituto Libertas - www.institutolibertas.com.br



250 esponjas (2,8 kg)
Destinação final: TerraCycle - www.terracycle.com/pt-BR/



Um comentário:

  1. Excelente iniciativa. Temos que fazer uma força tarefa para que isso se torne cada vez mais cotidiano. Descarte adequado o ambiente agradece. Parabéns Mário e ASUS!

    ResponderExcluir